sábado, 23 de março de 2024

Empatia

A regra é clara. Não temos controle dos fatos e, absolutamente, tudo passa. Tudo pode, ou não, acontecer. A tristeza e felicidade são transitórias. Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é. Um dia provamos o amargo da derrota e, no outro, o êxtase da vitória. Carregamos o peso do karma e o tamanho dos sonhos. Somos infinitos singulares. 

A empatia é um exercício lindo de compreensão de outro universo. É como simular habitar um planeta com condições de vida humana numa galáxia a anos luz. Você reconhece características similares à Terra, compreende as dimensões, observa sua superfície, estuda os elementos, mas ainda não há tecnologia para a viagem espacial ou teletransporte. Nem todo conhecimento do mundo o fará experimentar estar lá. 

Isso é só pra dizer: respeite a história do outro. Não use frases de efeito. Não julgue.  Não subestime a dor. Não use a fé pra minimizar. Não dê sua opinião, se não for solicitada. A verdade é que sua certeza pode ser uma hipótese. Sua experiência pode não se aplicar em outra realidade. Você pode conhecer a teoria, mas não o sentimento. Você nunca viveu naquele planeta.